quarta-feira, setembro 06, 2006

Crítica Literária: Os Pães-de-Queijo do Além

"Os Pães-de-Queijo do Além" é uma obra com características de realismo-fantástico. Seu autor, obviamente influenciado por José Sarney em "Marimbondos de Fogo", tenta construir uma estrutura através da qual explica não só o Brasil, mas também o mundo e o Universo. O autor se esquiva da discussão acerca da finitude do universo, mas chega à conclusão que a busca do homem pelo inatingível nada mais é do que uma questão de feromônios.

O personagem principal, do qual não sabemos o nome (é chamado sempre de "Brother") é um tipo que nos lembra Sir Lancelot. Não pela nobreza ou pela coragem mas por que Sir Lancelot era daltônico (ver "Sir Lancelot: Um Touro em preto-e-branco"; Ed. SEH, 1145 págs.). "Brother" através de seus percalços pela floresta tropical escocesa, nos faz refletir sobre a natureza humana e sobre como nós somos todos iguais.

Devemos portanto, atribuir ao autor, Sr. Elibasto Vinagrete, o mérito por ter superado a obra "Marimbondos de Fogo", em forma e em conteúdo. Ainda que possamos dizer o mesmo que qualquer gibi da turma da Mônica, não deixa de ser um elogio.

Nenhum comentário: